Por Que o Sol é Essencial para a Saúde
Não é a toa que o sol é chamado de o astro-rei. Esse termo é uma forma poética e simbólica de se referir ao Sol, destacando sua importância para a vida na Terra. Ele é chamado de “rei” porque está no centro do sistema solar, é a fonte primária de luz e calor para o nosso planeta, regula todos os ciclos da natureza – como o dia e a noite, as estações do ano, os ritmos circadianos e os ecossistemas. Ele ainda é essencial para a fotossíntese – mecanismo que faz crescer as plantas e todo o nosso alimento, e portanto sustenta toda a cadeia alimentar. Sem o astro rei, não haveria vida como a conhecemos. Portanto ele é vital pra nossa existência. O papel da luz do sol na nossa saúde vai muito além da síntese de vitamina D — embora isso seja extremamente importante.
Sol e Câncer
Por décadas, ouvimos apenas um lado da história: a luz do sol causa câncer. Essa narrativa gerou medo, movimentou bilhões na venda de protetores solares e convenceu muita gente a evitar totalmente a exposição direta ao sol. Mas… e se tivermos interpretado o sol de forma errada? Pesquisas recentes mostram que a correlação do sol com o câncer de pele, não é bem verdade. Uma análise abrangente de 15 estudos realizados em diversos países da Europa (Cust et al., 2011, British Journal of Dermatology) revelou algo surpreendente:
Pessoas com alta exposição ao sol ao longo da vida — como agricultores, salva-vidas e operários da construção civil — não apresentaram risco aumentado de melanoma, ou câncer de pele, em comparação com aquelas com pouca exposição solar.
Isso mesmo. As pessoas que passam a vida trabalhando sob o sol não têm maior risco de desenvolver melanoma do que aquelas que trabalham em locais fechados. Na verdade, a exposição moderada ao sol tem efeito protetor de várias formas.
Alguns dos Efeitos da Exposição Natural ao Sol
Estimula a Produção de Vitamina D – Nossa pele produz vitamina D3 quando exposta à luz UVB, principalmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. A vitamina D é na realidade um hormônio essencial para o funcionamento do sistema imunológico, para o aumento da densidade óssea, regulação de outros hormônios e até para a regulação do humor.
Regula o Ritmo Circadiano — A luz solar, especialmente a da manhã — ajusta o relógio biológico do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. Esse ritmo controla tudo, desde a qualidade do sono, ao metabolismo e o desempenho cognitivo.
Sem exposição constante à luz natural, nossos ritmos se desarmonizam, podendo levar a:
- Má qualidade do sono ou insônia
- Ganho de peso
- Distúrbios de humor
- Resistência à insulina (pré-cursor da diabetes)
- Redução dos níveis de testosterona e estrogênio (alterações hormonais que pioram os sintomas da perimenopausa)
Regula o Sistema Endócrino – Nosso sistema endócrino, responsável pela produção e regulação hormonal, depende de sinais de luz para funcionar corretamente. Tomar sol pela manhã ajuda a regular:
- Os níveis de Cortisol – hormônio que nos ajuda a acordar
- Os níveis de Melatonina – hormônio natural do “sono”
- O funcionamento da tireoide
- Os níveis dos Hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona
Evitar cronicamente a luz natural contribui para os desequilíbrios hormonais que hoje vemos em larga escala — incluindo baixa libido, fadiga, ansiedade, irregularidades menstruais e infertilidade.
Energiza as Mitocôndrias – Pesquisas recentes sugerem que a luz infravermelha do sol ajuda a otimizar a função das mitocôndrias — as organelas responsáveis pela produção de energia nas nossas células. Mitocôndrias saudáveis significam mais energia, cura mais rápida e melhor saúde metabólica geral.
Como Aproveitar o Sol Com Segurança
Você não precisa torrar no sol o dia inteiro para colher os benefícios do astro rei. Na verdade, apenas 15 a 20 minutos de sol sem proteção por dia, especialmente no início da manhã ou no final da tarde, podem fazer uma diferença profunda. Procure sair de casa, ir ao quintal ou varanda, dentro de 30 minutos após acordar. Deixe o sol bater no teu rosto, braços e as pernas, o máximo possível (sem vidro ou óculos escuros). Seja consistente — a luz solar é um nutriente que precisamos diariamente.Evite o sol forte do meio-dia. Dispense o protetor solar em exposições curtas; prefira cobrir-se naturalmente para exposições mais longas, como usar manga comprida. Caso seja necessãrio usar protetor solar, opte pelos minerais, sem oxibenzeno. Procure por marcas que usem ingredientes naturais e fique longe dos aerosóis – que são os mais tóxicos para a saúde e para o meio ambiente.
A Luz do Sol é Vital
A luz do sol não é nossa inimiga, pelo contrãrio, é uma das forças naturais mais poderosas na regulação da saúde humana e do planeta. Se sabemos que as plantas não crescem sem sol, que bebês e animais precisam tomar banho de sol, como podemos achar que é diferente conosco. Sim, a exposição excessiva (especialmente nas horas mais quentes do dia) pode ser prejudicial. Mas evitá-la completamente pode ser ainda mais perigoso. Nossos corpos evoluíram com o sol. E quando vivemos em sintonia com seu ritmo, tudo — dos hormônios ao humor, passando pela energia — começa a funcionar melhor.
Então, vá lá fora. Veja o sol nascer, veja o sol se pôr, sinta o calor do sol na sua pele. Deixe o seu corpo fazer o resto.
E lembre-se, bom é o que te faz bem!