Escutei o seguinte comentário outro dia:
– Custa caro ser saudável!
Essa frase me levou a uma reflexão e acabei chegando a uma lista de 10 coisas que podemos fazer pela nossa saúde sem gastar nenhum dinheiro:
Dormir – Cuidar da higiene do sono é importantíssimo pra saúde e não custa nada. Se você tem dificuldade pra dormir pode até pensar que está fora do seu controle dormir bem mas, isso não é verdade. Estabelecer uma rotina saudável para ter uma boa noite de sono não precisa de nada além de colchão, travesseiro e disciplina. Claro que todos os outros itens dessa lista vão impactar na qualidade do seu sono, sentir sono é o resultado de que tudo mais está funcionando bem com você. Dormir bem é o primeiro passo para o ciclo virtuoso de saúde e bem-estar. Se você está bem hidratado vai se sentir disposto o dia todo pra fazer todas as suas atividades e ainda caminhar ou se exercitar da forma que gosta. Assim, no fim do dia, vai se sentir pronto pro descanso. Se você tem dificuldade pra pegar no sono tente usar a respiração como forma de relaxamento – existem várias técnicas simples como Box Breathing (respira fundo por 4 segundos, prende por 4, exala por quatro e prende por 4). Exercitar gratidão no fim do dia ou uma prece antes de dormir também são ótimas formas de relaxar. Meditar também é uma ótima opção para aliviar o stress e limpar a mente pra uma boa noite de sono.
Beber água – Igualmente importantíssimo e também sem custo, pelo menos sem custo adicional já que você já bebe água (eu espero). Manter o corpo hidratado é fundamental para o funcionamento de todos os nossos sistemas. Precisamos de água pra tudo: digestão, respiração, eliminação de resíduos, produção de sangue, funcionamento do sistema nervoso. Somos feitos 70% de água e ela é responsável por todo o transporte interno, quer seja de nutrientes entrando nas células ou resíduos metabólicos saindo. Estar desidratado a nível celular significa não ter água suficiente para o funcionamento ótimo do seu metabolismo e isso pode ser a causa raíz de vários tipos de doenças. Beba bastante água, não somente quando tiver sede.
Respirar – Não estou brincando não! É importantíssimo saber usar a respiração a nosso favor. Respirar todo mundo respira mas, respirar profundamente, intencionalmente é o que traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Assim como a água, nada acontece no nosso corpo sem oxigênio, todas as reações químicas metabólicas precisam dele pra acontecer. Tente respirar usando toda a capacidade dos seus pulmões pra ter certeza que o oxigênio está chegando até as células, onde ele é utilizado como energia. Claro que só respirar não vai salvar a vida de ninguém, precisamos ainda cuidar da nossa alimentação, nos manter ativos, beber bastante água e dormir bem! Tudo está interligado. O que já é sabido, mas precisa ser reforçado, é que a muitos anos foi comprovada a ligação entre má oxigenação e câncer, o que rendeu o prêmio Nobel de medicina ao Dr. Otto Warburg em 1931! Além disso técnicas de respiração são indicadas pra controle de depressão e ansiedade, ou seja, respirar tem muito mais valor do que pensamos.
Movimentar-se – Nosso corpo é uma máquina complexa que atinge sua melhor performance quando usada com frequência e na sua totalidade portanto, se mexer é super importante pra saúde! Isso não quer dizer que você precisa ir à academia, fazer musculação ou se matricular em uma aula qualquer. Você pode somente andar e fazer as atividades do dia-a-dia. Nosso corpo foi feito pra andar, e andar muito! Andar não custa absolutamente nada e te faz um bem danado! Você pode ainda andar de bicicleta (se tiver uma), subir escadas, dançar na cozinha ou pular corda. Seja curioso e tente encontrar uma atividade física que você se divirta fazendo.
Meditar – Muitas pessoas não sabem os inúmeros benefícios da meditação. Está cientificamente comprovado que meditar atenua vícios, depressão, ansiedade, stress, funções cognitivas e distúrbios alimentares. Você só precisa dedicar alguns minutinhos do seu dia, em qualquer local e a qualquer hora, sem gastar nenhum dinheiro pra descobrir. Além de direcionar o foco para a respiração e ajudar na oxigenção, meditar também reduz os processos inflamatórios e, portanto, fortalece o sistema imunológico. A meditação é ainda uma excelente forma de combater pressão alta e melhorar a saúde hormonal. Meditar limpa o corpo e purifica a mente. Não é à toa que essa prática existe desde os primórdios.
Controlar os pensamentos – A única coisa sobre a qual temos o total controle nessa vida é o nosso pensamento. Vários pesquisadores no mundo inteiro já comprovaram cientificamente que os pensamentos têm um impacto enorme no estado de saúde mental e física das pessoas. Afastar pensamentos negativos, manter uma atitude positiva, um astral pra cima, fazer afirmações, visualizar situções, são todas formas poderosas de melhorar a nossa saúde. A energia positiva do pensamento contagia e atrai mais coisas positivas pra perto de você.
Ter Fé – Fé também é gratuita. Você provavelmente já ouviu falar do efeito placebo, quando em testes clínicos de medicamentos a um grupo é dado um placebo e ao outro a droga em questão. O placebo nada mais é que uma pílula de farinha ou açúcar. É cientificamente comprovada a melhora nos pacientes que tomam o placebo, ou seja, a fé no medicamento causa a melhora do paciente. Da mesma forma a fé, ou confiança no médico, é sabidamente um componente importante na cura. A fé nos tranquiliza, controla a ansiedade, dá força. Não estou falando só de fé em Deus não, embora seja importantíssimo pra mim, sei que existem aqueles que não acreditam em Deus. Tenha fé na vida, fé no homem, fé no que virá.
Ter Gratidão – Gratidão e fé andam lado a lado. Ambas tem benefícios à saúde comprovados cientificamente. A gratidão abre um espaço no coração para a apreciação. Quanto mais se aprecia mais coisas vão aparecendo para serem apreciadas. Tudo que prestamos atenção cresce! Você pode estar pensando, ser grato a quê nesse mundo louco, injusto, cheio de bandidos e maldade. Ser grato pelo milagre da vida, por você ter um corpo perfeito que opera milagres a cada segundo, por um teto sobre sua cabeça, por ter uma cama quente numa noite fria, por ter comida à sua mesa. Temos infinitos motivos pra sermos gratos todos os dias.
Conectar-se com a Natureza – Sei que não é fácil estar na natureza se você vive na cidade mas, podemos sempre apreciar o nascer ou pôr do sol, achar um parque ou uma praça próxima de casa onde seja possível fazer uma caminhada ou apenas apreciar as árvores, os pássaros. Estar na natureza tem um efeito calmante que mantém o sistema nervoso central na predominância parasimpática onde o metabolismo tem sua performance ótima.
Conectar-se com as Pessoas e Comunidade – Vários estudos recentes comprovam que os relacionamentos são um fator determinante não só pra saúde como para a longevidade. Ser útil traz uma sensação de bem estar similar à da atividade física. Fazer parte é fundamental para o ser humano já que somos seres sociais. Encontre um grupo de estudos, de amigos, um centro comunitário, uma igreja, um centro espírita. Pertencer a qualquer comunidade onde haja interação física e afinidade faz bem pro corpo e pra alma.
Claro que também é necessário comer bem, o que você pode estar pensando que vai ser muito caro. Eu ainda acho que o balanço é positivo já que, provavelmente, você vai reduzir seus gastos na farmácia. Quero só levantar alguns pontos sobre alimentação que podem ser considerados economias: comer pouca carne, laticínios e ovos, não beber ou reduzir bebidas alcólicas e refrigerantes, eliminar ou reduzir sobremesas, reduzir frituras, massas, pães e bolos. Pense na sua conta da padaria, quanto você gasta com os extras, além do pão francês? Provavelmente os seus maiores gastos não estão fazendo nenhum bem pra sua saúde! Reduzindo tudo que faz mal vai sobrar mais pra você comprar frutas, verduras, legumes, azeite de oliva, castanhas e sementes. Sem contar que você pode fazer uma hortinha na sua casa e economizar ainda mais!
Pense nisso: Bom é o que te faz bem!