Não, eu não vou falar da KITT – o carro falante pilotado pelo justiceiro Michael Knight (David Hasselhoff) estrela do seriado “A Super Máquina” que povoou o imaginário de muitos jovens e adolescentes nos anos 80.
Eu vou falar da sua, da minha, da Super Máquina que cada um de nós temos! Essa que é perfeita na sua multitude de células, órgãos, sistemas e funções. Essa máquina incrível que faz coisas milagrosas a todo segundo! Que é capaz de transformar oxigênio e nutrientes em energia, que é capaz de se regenerar, se defender contra invasores externos, se curar! Sim, nosso corpo é tão perfeito que ele tem um sistema de reparo embutido. Imagine se o seu carro fosse capaz de se consertar sozinho? Vamos dizer que você raspou a lateral do seu carro novinho saindo da garagem, fez aquele risco fundo na lataria brilhante. Bendita vaga tão apertada! Bendita pilastra! Daí, sem você precisar se preocupar com nada, sete dias depois seu carro está como novo, ele foi se reparando um pouquinho a cada dia. Imagine ainda se uma vez por semana seu carro fizesse uma auto-limpeza. Como assim? Você dá uma paradinha no posto pra abastecer, abre a porta e ele joga toda a sujeira pra fora? Exatamente! E se ele tivesse um sistema automático contra roubo? Algum estranho entra pra roubar e uma gosma mortal é liberada e mata o criminoso? Isso!
É exatamente assim que nossa Super Máquina funciona! Isso é mais que um milagre! Eu cortei o dedo cozinhando na semana passada, ele já está novo em folha. Minha filha joga futebol em campo de grama sintética e se esfola quase todo jogo, sete dias depois, adeus machucado! Nós não nos damos conta da mágica, do milagre, da maravilha de máquina que nós temos! E sim, nossa super máquina tem um mecanismo de limpeza automático! Ela vai se limpando continuamente e acumulando bateladas de resíduo pra serem descartados de tempos em tempos. Além disso ela tem um mecanismo de defesa incrível contra corpos estranhos, vírus, células com mal formação, bactérias patogênicas! Acredite, todo esse poder está ai dentro de você! Claro que pra essa Super Máquina funcionar direitinho precisamos dar a ela o combustível certo, fazer certas manutenções periódicas e cuidar com amor e carinho.
Se a sua não está funcionando tão perfeitamente assim, o que pode estar errado? Se o seu sistema imunológico foi desenhado pra livrar você de todos os males (Amém!), porque você têm experimentado sinais e sintomas que te enquadram em um diagnóstico específico? Bom, isso é o que um novo ramo da medicina, chamado Medicina Funcional, se propõe: a descobrir as causas dos sintomas e das doenças enxergando o corpo humano como um todo. A medicina funcional adota a abordagem holística para criar um ambiente propício para que o corpo se cure, ou seja, é um trabalho de restauração do sistema imunológico e dos demais sistemas que afetam a imunidade. Isso é o que precisa ser feito para que a sua Super Máquina consiga operar na eficiência máxima, conforme o projeto.
Conhecí vários médicos funcionais maravilhosos no meu curso, cada um com uma história de cura mais emocionante que a outra. Todos eles têm se dedicado à espalhar a boa nova da reversão de quadros clínicos críticos como câncer, doenças cardíovasculares, diabetes, e doenças auto-imunes graves (esclerose múltipla, lupus, artrite reumatóide, distúrbios da tireóide, etc) através de mudança no estilo de vida. Meu filho foi diagnosticado com hipotireoidismo aos 8 anos de idade – me lembro de perguntar pra endocrinologista o quê poderia ter causado a doença de uma hora pra outra. Infelizmente, naquela ocasião ela não tinha uma resposta pra mim. Agora eu sei que meu filho sofreu um stress muito grande no terceiro ano com a alta carga de deveres de casa. O stress causou um desequilíbrio no metabolismo dele e afetou a tireóide. Sim, crianças também ficam estressadas! Aliás o stress é um mecanismo fisiológico natural no ser humano, é necessário e precisa ser gerenciado, assim como as emoções.
Eu nunca gostei de tomar remédios e sempre me inquietei com a ideia de não saber a causa das minhas dores de cabeça, por isso a medicina funcional é, pra mim, a abordagem que faz mais sentido. De acordo com a Dra. Susan Blum, médica funcional e professora convidada do meu curso, existem apenas quatro sistemas que quando em desequilíbrio causam todos os tipos de doenças imagináveis: digestivo, endócrino (hormonal), microbiota ou flora intestinal e detoxificação (fígado). Se esses quatro sistemas são mantidos em equilíbrio, funcionando perfeitamente, TODOS os tipos de doenças podem ser evitados! TODOS!! O grande lance é aprender a nutrir e gerenciar esses sistemas da forma correta. Lembre-se que o nosso corpo tem todos os mecanismos de reparo necessários então, acredite, medicamentos devem ser usados somente em casos graves, somente para te ajudar a sair do desequilíbrio.
Dr. Andrew Weil, pioneiro da Medicina Integrativa nos EUA, desenvolveu técnicas de respiração para tratamento de depressão e ansiedade. Dr. Josh Axe reverteu o quadro de câncer da mãe usando uma abordagem holística aliada a nutrição. Dra. Brooke Goldner se curou de lupus. Dra. Terry Wahls se curou de esclerose múltipla. Dr. Zack Bush, Dr. David Katz, Dra. Pamela Yee, Dra. Elen Vora, Dra. Daphne Miller, Dr. Drew Ramsey, Dr. Mark Heyman e tantos outros médicos funcionais incríveis que conhecí ao longo do meu curso advogam pela mesma causa – é possível eliminar 80% dos casos de doenças cardíacas, 90% dos casos de diabetes, 60% de todos os tipos de câncer, todas as doenças autoimunes e ainda distúrbios mentais com mudanças na alimentação e estilo de vida.
Se conhecimento é poder, juntos podemos mudar o quadro epidemiológico do mundo atual. Podemos e devemos aprender qual é o combustível ideal e o manual de instruções da nossa Super Máquina! Você pode persquisar todos os médicos listados aqui, a maioria tem vários livros publicados, bestsellers nos Estados Unidos. Infelizmente a maioria deles não foram traduzidos para o português mas, existem outros tantos médicos funcionais no Brasil com publicações sobre medicina integrativa e funcional, procure se informar.
Em seu livro Goodbye Autoimmune Disease, Dra. Brooke Goldner ensina 6 passos para reverter qualquer doença autoimune com comida do supermercado. Ela apresenta 25 estudos de casos reais de pacientes, com fotos de antes e depois de seguirem o seu protocolo. Pacientes que se curaram de lupus, artrite reumatóide, Hashimoto, síndrome de CREST, gordura no fígado, diabetes tipo 1, hipotireoidismo e psoríase sem tomar nenhum tipo de medicação!
Em seu livro Ancient Remedies, Dr. Josh Axe fala da medicina tradicional chinesa e de como é possível encontrar na natureza todos os medicamentos necessários pra tratar e evitar mais de 70 diferentes diagnósticos. Ele conta como ele reverteu o diagnóstico de câncer de sua mãe, em 9 meses, usando a abordagem holística da medicina funcional. Em seus tratamento ele lista as comidas a serem evitadas e as que tem poder de cura, além de ervas medicinais e óleos essenciais indicados caso a caso.
Se você foi diagnosticado com alguma das doenças que eu cito aqui ou se você se sente cansado, sem ânimo, com dores generalizadas, não pense que isso é normal da idade ou que é normal ter doenças. Acredite que seu corpo tem a capacidade de se curar sozinho! Aprenda a usar comida como remédio! Pesquise, informe-se, faça as mudanças necessárias pra retomar a sua qualidade de vida!
Lembre-se que você tem uma Super Máquina e ela sabe o que fazer! Cuide bem dela!