Eu cresci nos anos 70 quando atividade física não tinha valor algum. Embora eu tenha sido uma criança muito ativa, não pratiquei nenhum esporte em particular. Durante a minha adolescência não tive suporte nem recurso pra fazer aulas de dança ou de ginástica então acabei correndo pelo bairro com uma amiga. Durante a faculdade fiz algumas aulas de natação. No entanto, foi apenas aos trinta e poucos anos que comecei a me exercitar regularmente. O legal disso é que nunca é tarde para começar. Nosso corpo tem uma capacidade incrível de se recuperar e se adaptar! Por isso convido você a se mexer. Vida ativa é vida longa.
Uma Correria Só
A vida ficou bem corrida depois que tive filhos. Foi difícil conciliar o trabalho, a casa, as crianças e meus interesses pessoais por uns bons dez anos. Apesar de exaustivo e fisicamente intenso, não posso dizer que a atividade física fez parte desse período da minha vida. Mas quando meus filhos tinham 7 e 10 anos, decidi que era hora de me cuidar. Foi quando comecei a correr, andar de bicicleta e praticar yoga regularmente. Finalmente experimentei aquela sensação gostosa pós atividade física – de se sentir viva de verdade.
Não é Obrigação
Logo percebi que o exercício não era uma tarefa obrigatória, mas sim o meu ingresso para uma vida longa, saudável e, sem dúvida, mais feliz. Sempre que calço meu tênis ou pego meu tapete de yoga eu penso como gostaria de ter começado antes. Mesmo assim, sou grata por ter dado o primeiro passo, por ter me dado a chance de experimentar a energia transformadora do movimento. A ciência comprova que a prática regular de atividade física retarda o processo de envelhecimento a nível celular. Entretanto, mais importante que isso é saber que ela mantém meu corpo ágil e pronto para o que der e vier.
Sobre a Saúde
Deveríamos encarar a atividade física como um ato de amor próprio e autocuidado. O movimento é uma forma de expressar gratidão pelos nossos órgãos, músculos e ossos. Os exercícios cardiovasculares mantêm o coração forte e resiliente, a musculação fortalece músculos e ossos e o alongamento garante o funcionamento harmonioso de todos os sistemas do corpo humano. Suar não é apenas queimar calorias; é um estímulo para a circulação sanguínea e, portanto, para uma melhor atividade celular. A prática de exercícios físicos é um reforço também para a imunidade, tornando-nos menos suscetíveis a doenças. Não é apenas para viver mais; é para ser mais resiliente e viver melhor.
Hormônios da Felicidade
A sensação de prazer que sentimos pós-exercício é causada pela liberação de endorfina. Conhecida como um dos hormônio da felicidade a endorfina é o melhor anti-depressivo que existe. Podemos potencializar os efeito de bem-estar destes hormônios nos exercitando ao ar livre. Aí é a apoteose pra mim – suor, sol, ar fresco e verde, de preferência, muito verde! Cientificamente falando, a atividade física é um catalisador potente para a liberação de endorfina, serotonina e dopamina. Esse trio de hormônios da felicidade é responsável por transformar cada treino em saúde mental. A mesma razão pela qual se exercitar é considerado uma das três principais estratégias de combate ao estresse.
Comunidade
Quer eu esteja em uma aula de yoga ou em uma trilha, a camaradagem da comunidade fitness é um bônus inestimável. Algumas das minhas colegas de yoga, no alto de seus 70 e poucos anos, são uma verdadeira inspiração pra mim. Com certeza quero chegar à idade da minha mãe conseguindo encostar a testa na canela. Além disso, a energia do estúdio que frequento, faz do ambiente um santuário para mim. Comunidade é isso, um grupo de pessoas que pensam da mesma forma, que compartilham valores e crenças. É sempre bom ter amigos pra nos encorajar e colocar pra frente.
Liberdade
Nossos corpos foram projetados para o movimento – veja quantos ossos e articulações possuímos. Nós, seres humanos, elevamos nossa energia vibratória quando nos movimentamos. A dança, por exemplo, têm sido uma forma de celebração da vida, da morte e das divindades desde os primórdios. Manter-se ativo é um investimento de curto e longo prazo na nossa saúde. No longo prazo, o exercício é libertação. Cada treino é um degrau para a independência na feliz idade – um motivo a mais pra tomar as rédeas do seu futuro. Dê a si mesmo a chance de viver intensamente, uma vida colorida e sem restrições na sua velhice.
Encontre sua Praia
Se você é o tipo que não gosta de se exercitar, amplie seus horizontes. Fazer exercício físico moderado não significa ir à academia ou praticar esportes. Várias atividades cotidianas contam como atividade física – usar a escada, estacionar mais longe ou levar o cachorro pra passear. Há várias maneiras diferentes de se mexer, basta encontrar uma que te faça bem. Experimente coisas diferentes – caminhadas, ciclismo, natação, dança, pilates, yoga, Taichi, artes marciais e escalada são apenas alguns exemplos. Até mesmo limpar a casa conta como atividade física. Eu amo jardinagem – é uma maneira incrível de se exercitar com o bônus de obter vitamina D, ar fresco e hortaliças frescas.
No fim das contas cada movimento é uma celebração da vitalidade, dos milagres que nosso corpo é capaz de realizar. Uma vida ativa é sem dúvida a fonte da juventude!
Lembre-se: Bom é o que te faz bem!