Em 2018 uma amiga compartilhou comigo um vídeo do Dr. Fernando Lemos, coloproctologista gaúcho, onde ele fala dos benefícios de beber água de manhã em jejum. Assisti e achei muito interessante já que sempre soube da importância da hidratação pra saúde. Como acredito no benefício de coisas simples e naturais resolvi acatar a sugestão dada. Comecei então a beber 3 copos (ou 600 ml) de água pura ao acordar e aguardar 45 minutos pra comer. As explicações do médico fazem muito sentido. Ele não sugere nenhum suplemento mirabolante nem tenta vender nada então achei que valia a pena tentar.
Parte da Minha Rotina
Desde então beber água ao acordar é parte da minha rotina. Atualmente eu bebo um litro d’água antes das 7 da manhã. Você pode estar achando muito mas, quanto mais você bebe mais a sua sede aumenta. Assim, gradualmente, a quantidade que você consegue beber também. Comece com um copo e vá aumentando aos poucos. O primeiro benefício que eu notei foi a regularidade do funcionamento do intestino. Em seguida notei meu nível de energia e disposição aumentados o dia todo.
Hidratação por Darin Olien
Alguns anos depois de assistir o vídeo, lí o livro do Darin Olien chamado Superlife. Darin não só validou o ponto do Dr. Fernando Lemos como também me fez entender o papel da água no organismo por uma perspectiva totalmente nova.
Sabemos que quase 70% da superfície da Terra é coberta por água e que, coincidentemente, a porcentagem de água no corpo humano é 70%. A água é o principal componente de todos os nossos órgãos, ossos, sangue e tecidos. Ela está presente em várias formas dentro do corpo. No citoplasma das mais de 70 trilhões de células, nos quase 5 litros de sangue e no fluido ao redor do cérebro. A bilis, a saliva, o suco gástrico, a linfa, o semen e a medula, todos são essencialmente água.
Reações Metabólicas
Eu nunca tinha me dado conta de que todas as inúmeras reações químicas que acontecem o tempo todo no nosso organismo se passam em meio aquoso. Isso quer dizer que sem água não adianta comer nem respirar porque nada chegará até as células! A água é o meio de transporte. O lubrificante de todas as nossas articulações. O veículo para eliminação de todos os resíduos metabólicos. É o meio onde é conduzida a corrente elétrica que o sistema nervoso central envia à todos os músculos e órgãos. Água não é combustível mas, sem ela a máquina humana não funciona. Ela não é um nutriente mas, não é possível estar saudável sem ela!
Água na Dieta
Se somos 70% água, nossa dieta deveria ser nessa mesma proporção composta desse líquido. Tenha em mente que perdemos água pela respiração, pelo suor, pelas lágrimas, pela urina e pelas fezes. Não parece que perdemos muito mas perdemos o tempo todo. Um adulto produz cerca de um litro e meio de urina por dia e transpira aproximadamente a mesma quantidade. Só aí já são 3 litros.
O fato é que a maioria de nós não bebe nem perto do necessário. Se a água é parte fundamental de todos os nossos processos metabólicos, imaginem o estrago de não ter a quantidade suficiente! Todas as toxinas que ingerimos, respiramos e absorvemos pela pele adicionadas aos resíduos metabólicos vão se acumulando dentro de nós. Esse acúmulo, com o passar do tempo, vai causar sintomas de vários tipo de doenças. Nossas células não recebem energia suficiente quando o meio de transporte está escasso. Daí o cansaço e a dificuldade de concentração quando estamos desidratados.
Desidratação e Sede
Muitas vezes pensamos que não precisamos beber água se não estamos com sede. Entendemos que se o corpo precisa de água vamos sentir sede mas, na verdade, não é bem assim. O cérebro controla os níveis de fluido em todos os orgãos. É, também, o maior consumidor de todos – tanto de água como de energia. Como ele é o chefe, quando seu nível está baixo ele demanda água de todas as outras fontes internas. Quando, ainda assim, ele não se satisfaz, sinaliza que precisa de uma fonte externa, nos fazendo sentir sede.
Pois é, quando sentimos sede nossas células já estão sofrendo efeitos de desidratação. Como saber quando beber água então, você deve estar se perguntando. Ainda não existe uma resposta exata para esta pergunta. Cada corpo é um corpo, cada um transpira de forma diferente, tem estilos de vida e necessidades diferentes. Entretanto, várias pesquisas apontam que cansaço, sonolência e dificuldade de concentração estão relacionadas à falta de água.
Infelizmente nosso corpo se adapta a tudo. Se você bebe pouca água seu corpo vai sobreviver com essa quantidade. Todavia, a longo prazo essa situação não é sustentável – e os danos podem ser irreparáveis.
O que fazer então?
A solução é beber muita água, o tempo todo! Eu ando com minha garrafinha pra todo lado! Essa é a coisa mais simples que você pode fazer pela sua saúde. Comece seu dia bebendo logo um copão de água pra repor as perdas noturnas. Se você tem filhos dê a eles água, a primeira coisa pela manhã, não suco, nem leite, água primeiro! Beba água pura, filtrada. Evite garrafas plásticas – o meio ambiente e seu fígado agradecem.
Sempre que você se sentir cansado, mentalmente esgotado ou irritado, antes de tomar um café, beba um bom copo d’água! Lembre-se de que frutas, verduras e legumes também são, em sua maioria, água. Não só ajudam a manter você hidratado como também têm vitaminas e minerais essenciais.
Xi… xixi
O único incoveniente de beber muita água é o número de vezes que você vai ter que ir ao banheiro! Eu não me incomodo! Prefiro ter certeza que todas as minhas células, orgãos e sistemas estão funcionando direitinho! Aproveito minhas idas ao banheiro pra esticar as pernas e fazer um intervalo no trabalho. A escolha é sua!